sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

"Qual direção tomará nossa religião?

Pejigan Vanderlei de Otolú, um amigo de Orkut, me autorizou a postar neste blog, esta mensagem, que considero ser verdadeira e uma bela reflexão sobre os andamentos futuros da nossa religiosidade. Gostaria de agradecer imensamente ao irmão pela gentileza, e parabenizá-lo por suas considerações, de extrema importância não só para nós adeptos das religiões de matriz africana, mas também , para integrantes de outras religiões. Temos que rever nos conceitos imediatamente, concluo.

Mo dùpé Pejigan Vanderlei! Kolofè, Àwùré, Motumbà!


Qual direção tomará nossa religião?
 
" Todos os seres humanos são suscetíveis à dúvida, por isso, se não tivermos bem calçados em nossa fé, titubeamos ao menor sinal de contradição.
Para aqueles que amam a religião, como eu, só a verdade é o que importa.
Não consolidamos nossa fé baseados em mágicas, truques ou fatos que não são reais, chegamos, há um tempo, onde só a verdade poderá libertar os nossos medos, mitos ou fanatismos.
Todos nós sabemos que não se trata só de um culto aos Orixás ou aos Exus, são verdades que queimam nossa alma.
Vimos várias religiões no mundo chegarem a um abismo, porque se basearam em fatos que não consolidam a verdade e a razão por meio do discernimento.
A própria Igreja católica se encontra em uma situação de degradação, pois furtou a humanidade da verdade, dando assim sua contribuição para o caos religioso.
Hoje temos o poder em nossas mãos, porque podemos olhar em todas as direções e, com isso, escolhemos o melhor de um modo geral.
Ouvimos muito se falar em separação do joio e do trigo e, muitas vezes, não interpretamos da maneira correta, na grandeza que essa frase tem. Separar a religião da mentira, separar os religiosos dos mentirosos. Acho que essa será a luta mais difícil que travaremos, pois, os mulçumanos saíram em nossa frente e ainda não conseguiu essa separação, ainda são vistos como "homens bombas".
Como transformar uma religião que não tem quase escrita em uma verdade consumada? Nossos Orixás são negros, nossos negros ainda são escravos, vivemos com o peso de 100 anos de retroação. Da Vinci não pintou nenhum quadro de Oxalá com cabelos longos, e, já no mundo moderno, ainda somos marginalizados porque não se há o conhecimento pleno de nossa religião, socialmente. Somos vistos como aqueles que matam galinhas e cabras para feitiçarias.
Deter o conhecimento algumas vezes, pode parecer bom, quando esse conhecimento não nos enche com os devaneios de poder, quando esse conhecimento diminui as arestas da injustiça e nos leva à verdade e ao crescimento evolutivo.
Vivemos milagres diários, alguns pequenos, outros maiores. Somos tocados pela graça de Deus, Oxalá, Alá, Jeová, do momento que nascemos até quando partimos daqui. Enfim, é grandioso e complexo o plano divino, e, fazemos parte dele com um pouco da contribuição de cada um com suas histórias pessoais, com suas lutas e vitórias, exercendo o pleno direito de viver em busca da verdade absoluta.
A distância de primitiva para extinta pêndula no que é difundido com verdade!
Um forte abraço do Pejigan Vanderlei! "


Nenhum comentário:

Postar um comentário