terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O Terreiro de Candomblé


É o espaço religioso onde são revividas as coisas sagradas e estabelecidos os contatos diretos com as divindades. O local não  é esolhido para ser edificado, mas sim "descoberto". Algumas circunstâncias podem tomar um lugar pleno de significados a ponto de justificar a sua construção
O mundo sagrado é um mundo independente. O homem nada entende ou realiza sem sentir ou estar localizado a partir de uma definição pessoal. Quando alguém diz ao outro: estou do seu lado, ele não está pensando na proximidade ou numa determinada distância. Pessoas juntas podem estar distantes umas das outras, da mesma forma que a distância pode aproximar e unir, lado a lado, as pessoas. Assim é o espaço religioso.
Há lugares em que todos podem transitar, há outros, porém, onde só alguns podem permanecer. São os locais sagrados e preparados para tal fim. Um bosque, uma árvore, um monte de terra podem vir a ser plens de significados, locais dos quais só se deve aproximar com cuidado e respeito. O mito da fundação do mundo nagô com a terra primordial, a ave encantada que a espalhou por um determinado espaço, onde o poder criador de Òsáàá se manifestou e tornou possível traçar as coordenadas do mundo. Este ponto foi denominado Ilé Ifè e veio a ser o centro do mundo no qual se desenvolveram reinos, tribos, culturas e existência.
Para viver no mundo é preciso fundá-lo e isto é feito através de preceitos no solo que se irá habitar. Cada um constrói o seu mundo. E como se chega até ele? Uma pedra retirada das águas, o encontro de um desconhecido que indicou um caminho, uma árvore especial, os sonhos podem tornar o lugar repleto de significados a ponto de justificar a edificação de um templo, uma comunidade ou um povo.
Muitos templos de Candomblé começam assim. Há sempre uma história para justificá-lo, e quando isto acontece, o reconhecimento pelo agradecimento é dado. Não é a sua dirigente que escolhe o espaço onde irá instalar suas dependências, mas sim o espaço que escolhe através de seu Òrìsá. Nada é feito sem sua anuência, esta é a regra e o motivos de oferendas feitas ao chão. Na realidade, está se considerando o respeito ao local, invariavelmente morada de espirítos, os Onílè, os Senhores da Terra, e a eles devem ser feitas as reverências. Nos ritos de oferendas e sacrifícios, os primeiros líquidos são destinados à terra: " Onílè mo juba o Ìbá Òrìsá Ìbá Onílè  " (Senhores da Terra, meus respeitos Saudamos os orixás Também saudados os Senhores da Terra).
Um templo é o símbolo do espaço sagrado e suas portas separam este espaço, que é inviolável, do espaço profano. O lugar principal transforma-se num centro de força, no centro do mundo. No alto, o òrun, embaixo, o àiyé, e à volta do mundo circundante com seus atributos, vegetações, o poço encantado, animais e os seus habitantes. Um poste central por onde circulam as diferentes formas de danças votivas revela o elemento que une os dois espaços.
É neste ambiente que se produz a intimidade com as divindades e onde se protege e garante a vida e o bem-estar de um povo. É a mistura entre divindades, seres vivos e seres sobrenaturais, cada um delimitado em seu plano de trabalho e separados por sistemas de culto. Todo espaço destinado ao culto de um Òrìsá representa a "face da divindade". Esta é a razão de denominar esses locais de Ojúbo.
O planejamento de um terreiro tem suas formas fixadas inicialment nos assentamentos de determinados Òrìsás, entre eles, Èsú, e a instalação de seu barracão para o desenvolvimento dos rituais públicos. Com o crescimento de seus adeptos, vai tomando novas formas numa tarefa longa a fim de superar os custos financeiros. Daí um terreiro dificilmente ser exatamente de forma como começou. Dar de comer ao chão e à cumeeira são momentos básicos e primordiais para a imantação do espaço sagrado.

 Fonte: Àwon Omi Òsáàlá - José Beniste

Nenhum comentário:

Postar um comentário