quinta-feira, 7 de julho de 2011

A essência está perdida?


Motumbá

Quem se interessa por procurar a história do Candomblé vai entender o que quero dizer neste texto. A essência da religião se perdeu em meio a tanto luxo e ostentação? Essa é uma das maiores dúvidas que paira no meu humilde Ori de Ìyáwò.

No passado, vemos o Òrìsá forte e luxuoso, tomar seu "hum" na sala, com garra e beleza, simples em suas vestes, porém, forte nas suas atitudes. A vestimenta era bem diferente do que a que encontramos no Candomblé atual. O Òrìsá vem com tanta coisa em cima dele que muitas vezes nem consegue dançar direito... Dai eu me pergunto?

Nos primórdios... onde os escravos começaram a cultuar a religião aqui no Brasil era assim? Onde devemos nos espelhar?

Concordo que o Òrìsá merece tudo de nós, tudo o que de melhor podemos dar, porém não adianta cravejar meu Òrìsá de diamantes, lindo, luxuoso, e o meu coração estar vazio da presença dele.

DEVEMOS ESTAR PARAMENTADOS DE ÒRÌSÀ TODOS OS DIAS!

Devemos ser Òrìsá todos os dias, ser dignos da presença dele, vivermos sob sua proteção! Não entendo a confusão que esse povo faz... Gastar tanto dinheiro com imagem, e a essência do Òrìsá, a simplicidade, a atitude, é naturalmente esquecida...

Sou de Òsún, dona do ouro, mas não adianta vestí-la de ouro se o meu coração e as minhas atitudes não estiverem dignos do ouro que Ela tem pra me oferecer... o ouro não em matéria, mas em amor... o amor que minha Mãe sente por mim!

Perdeu-se a humildade, o respeito, a simplicidade... ficou esquecido diante da ganância de pais de santo que confundiram nossa religião com negócio pra ganhar dinheiro...

Texto gentilmente cedido por Priscila Osùn Adelolá

Um comentário:

  1. Adorei sua postagem, concordo imensamente com a Senhora, lembramos de Richilieu, Rendas miçangas e esquecemos que Orixá tem uma essência de simplicidade, humildade, fé, amor e uma série de coisas que estão se perdendo, precisamos resgatar, pois nossa religião resistiu graças a fé de pessoas que sifreram muito e nem assim se perderam no caminho, me questiono será que a nossa amor resistiria a tanto, temos problemas em nossas vidas e precisamos ter a certeza que o Orixá vive dentro de nós, pois somos um templo, mas para isso precisamos ser dignos de força maravilhosa

    Adorei um super Asé para a Senhora ...

    ResponderExcluir