segunda-feira, 30 de maio de 2011

Prof. José Flávio - nova grande perda para a religião!


É com grande pesar que informamos mais uma grande perda da religião de matriz africana e luta pelo reconhecimento da história e cultura do povo negro.
Faleceu nessa madrugada o o nosso querido Bàbálòrìsá e Profº José Flávio Pessoa de Barros!
Um verdadeiro contribuidor da nossa história, memória e identidade. Um guerreiro e militante contra a intolerância religiosa.

O velório será hoje: 30/05/2011 à tarde na Capela B no Cemitério do Pechincha - Rua Retiro dos Artistas, 307 - Jacarepaguá - Rj.
 
O sepultamento será amanhã dia 31/05/2011 às 10hs. no mesmo cemitério.


Com certeza, nova festa no Orún !!!

Biografia:


José Flávio Pessoa de Barros é um professor e escritor brasileiro, que vive no Rio de Janeiro. Especialidades: Antropologia das Religiões, Religiões Afro-Brasileiras, Etnobotânica.

É autor da tese "Ewe o osanyin: sistema de classificação de vegetais nas casas de Santo Jejê-Nagô de Salvador, Bahia", abordando a classificação das espécies vegetais e as cantigas a eles diretamente relacionados, que foram reproduzidos, gravados e transcritos na linguagem própria do culto, o Yorubá.

Obra

  • A Galinha d’Angola: Iniciação e Identidade na Cultura Afro-Brasileira. Arno Vogel, Marco Antonio da Silva Mello, Rio de Janeiro: Pallas, 1993.
  • O Segredo das Folhas: Sistema de Classificação de Vegetais no Candomblé Jêje-Nagô do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas: UERJ, 1993, 1997, ISBN 85-347-0024-9
  • Ewe Orisa: Uso Litúrgico e Terapeutico de Vegetais. Bertrand Brasil, 2000, ISBN 8528607445
  • Na Minha Casa: Preces aos Orixás e Ancestrais, Pallas, 2003, ISBN 8534703523
  • A Fogueira de Xangô, o Orixá de Fogo, Pallas, 2005, ISBN 8534703507
  • Banquete do Rei-Olubajé, Pallas, 2005, ISBN 8534703493

 

Fonte: Wikipedia


Vídeos Interessantes:

 










3 comentários:

  1. É com profundo pesar quem nós do Quilombo Cultural Malunguinho recebemos hoje essa noticia,um afilhado de jurema pessoa tambem de sinônimo valor prof Jayro de jesus me avisou do ocorrido,ikú leva mas uma de nossas bandeiras e com certeza irá ástia-la no mas auto panteão dos esás, em nome da jurema santa em sagrada sentimos juntos essa perca, deus abençôe á todos. SANDRO DE JUCÁ,CORDENADOR RELIGIOSO DO QCM,RECIFE,PE

    ResponderExcluir
  2. Venho lamentar duplamente esta falta, primeiramente como adepta do culto aos ortixás através do candomblé e depois como como aluna do curso de ciências sociais da Universidade do Estado do Rio de janeiro (UERJ).Tenho certeza que neste momento o prof° José Flávio está em paz nos braços de Olorum!

    ResponderExcluir
  3. A Cabana de Pai José solidariza-se com a comunidade do ILE ASE OMIN e a família do saudoso prof José Flavio.
    Certo que sua estada em nosso plano o mesmo semeou e cultivou frondosas árvores, receba do pai da criação o reconhecimento pelo valoroso trabalho no Aiye e encontre a paz dos eleitos no Orun.

    ResponderExcluir