quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Jogo de Búzios



O sistema de consulta utilizando búzios foi introduzido no Brasil e aceito pelas primeiras comunidades religiosas ao tempo de Ìyá Nàsó, pela sua possível opção de ser utilizado tanto por homens como por mulheres. Enquanto Ifá e o Òpèlè são, ainda hoje, utilizados somente por homens, os búzios foram opção viável se considerarmos que os primeiros Candomblés foram dirigidos exclusivamente por mulheres. Foi Bámgbósé que implantou um sistema de jogo apoiado em 16 odù, que se dividiam em 70 caminhos; para cada caminho, uma revelação diferente, o que faz o odù ter personalidade variada, na sequência das jogadas efetuadas. Por esse motivo é que se efetuam diferentes jogadas e a interpretação feita pelo conjunto de odù apresentado nas caídas.

Os Búzios

São conchas marinhas compostas de duas faces: dianteira e traseira. A face dianteira contém uma fenda dentada de cima a baixo, a qual podemos chamar de boca, e segundo a totalidade dos Bàbáláwo, é a parte falante do jogo. A face traseira, originalmente fechada, é aberta para propiciar o equilíbrio e a queda dos búzios em duas posições, aberto e fechado, com idênticas probabilidades. Há quem diga que o uso do búzio pela parte aberta manualmente é próprio das mulheres, e o uso da parte aberta naturalmente é próprio dos homens. Não seguimos este processo por fugir às tradições estabelecidas. E mais, observando a face dianteira do búzios verificamos que se assemelha a uma boca, onde vemos os lábios superior e inferior, os dentes da arcada superior e inferior. Esta é, portanto, a parte da frente e a boca pelo qual o búzio fala.




Os Odù no Jogo de Búzios


A posição que os búzios tomam ao serem lançados durante o jogo é denominada de Odù. Par cada posição do búzio entre o lado aberto e o fechado, o Odù toma um nome diferente num total de 16, que são denominados de Ojú Odù, ou seja, os Odú principais. Possuem um total de 70 caminhos, Ese, distribuídos de forma desigual entre si. Para cada caminho, uma história, Ìtán, que será analisada por analogia como forma de orientação ao consulente, e que determinará o tipo de Ebo a ser realizado, se for o caso. No decorrer de um jogo, um determinado lance pode indicar a necessidade de dar caminho a um Odù (Adimú), o que indevidamente se costuma dizer "despachar Odù". Nesses casos, devem ser observados os Odù que não podem ser "despachados" e o que fazer com esta circunstância muito comum de ocorrer.

No sistema Bámgbósé, cada Odù possui sua história baseada na fecundação que lhe dá origem, o que lhe propicia posicioná-lo na tábua de colocação do jogo de 1 a 16. Esse posicionamento é importante para a prática do Jogo do Ìbò, um elemento auxiliar para determinadas respostas durante o jogo de búzios, tomando-se como referência os Odù mais velhos e os Odù mais novos.



Distribuição dos Caminhos entre os Odù do Jogo de Búzios

1 - Òkànràn                    5 caminhos

2 - Éjì Òkò                     4 caminhos

3 - Étà Ògúndá               5 caminhos

4 - Ìròsùn                       5 caminhos

5 - Òsé                           5 caminhos

6 - Òbàra                       4 caminhos

7 - Ódi                           5 caminhos

8 - Éji Onílè                    8 caminhos

9 - Òsá                           5 caminhos

10- Òfún                         4 caminhos

11- Òwónrín                    5 caminhos

12 - Èjilá Seborà              5 caminhos

13 - Éjì Ológbon              5 caminhos

14 - Ìka                           5 caminhos

15 - Ogbègúndá                     -

16 - Àlàáfíà                            -

Os Òrìsás no Jogo de Búzios

Os Òrìsás falam durante um jogo, posicionando-se como porta-vozes das mensagens transmitidas pelos Odù, podendo aí revelar-se como guardiões da pessoa, Elédá. A características de cada Òrìsá deve ser levada em consideração por ocasião das caída, sendo que, em muitos casos, são eles próprios os personagens das histórias reveladas pelos Odù. Como ilustração podemos considerar algumas posições de Òrìsá e o que representam no jogo: Omulu - doenças, morte; Ògún - luta, emprego; Òsóòsi - viagens; Òsàálá - tranquilidade, sofrimento; Òsún - amor, choro.

O Jogo de Búzios e outras formas de predição devem ser vistos como mecanismo essencial para relações entre o òrun e o àiyé . Os odù posicionados representam a Ciência, Filosofia e Religião de um povo. Explicam o Ser Humano, a razão e origem de todas as coisas, a Vida e a Morte, determinam a Ética e a Moral a serem seguidas; explica os Òrisás e seus fundamentos, as folhas e tabus, as cores e razões dos ritos religiosos. Seria emocionante ouvir essa riqueza de informações por parte dos "olhadores", o que não ocorre em sua quase totalidade, seja, pela falta de conhecimento sobre o assunto, ou interesse, apenas, no sucesso financeiro que a arte do jogo lhes dá.



Fonte: Òrun Aiyè - O encontro de dois mundos - Josè Beniste

Um comentário:

  1. Motumbá querida irmã!
    Como sempre somando muito Asé e conhecimento ao povo do Santo! Excelente postagem! Sua bênção querida, e que meu pai Èsú lhe dê muitos caminhos abertos! Asé Irè Ò!

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