domingo, 18 de março de 2012

A terapia das ervas



Diz o velho adágio popular que "Deus dá o mal e também dá o remédio para este mal". Nunca algo foi tão bem dito e definido como esse ditado. 
É costume nos rituais afro-brasileiros dizer-se que "sem as ervas, não existiria Òrìsá, e, sem Òrìsá não existiriam as ervas". O estranho encantamento que as folhas, as raízes e as ervas exercem dentro dos rituais do Candomblé é assunto fascinante e desafiador para quem acredita em algo mais do que aspirina.
Recentemente, a Organização Mundial de Saúde reconheceu em público os valores terapêuticos de uma erva brasileira conhecida como Quebra-pedra, classificando-a como o melhor remédio para as doenças dos rins. No entando, essa mesma erva é usada há mais de duzentos anos pelos praticantes do candomblé para o mesmo objetivo e com resultados fabulosos. Os chamados países de Primeiro Mundo discutem a biodiversidade, tendo por objetivo a potencialidade da flora brasileira, enquanto o Brasil, com a inocência de uma criança que acredita em "Papai Noel", espera algum ato honesto por parte deles.
É comum nos rituais afro-brasileiros a identificação de ervas, folhas, frutos e raízes com os Òrìsás e o consequente uso delas nos rituais dedicads a estas divindades, bem como nos males físicos que porventura venham a ocorrer.
Assim, o Tapete-de-Oxalá, conhecido também por Boldo, é usado nas oferendas para Òsáàlá e nos problemas estomacais, pancreáticos, de vesícula e bílis.
No entanto, os virus e bacterias se desenvolveram  e tornaram-se cada vez mais resistentes, exigindo produtos cada vez mais fortes, e a nossa inocência ante a própria natureza que nos cerca propiciou a chegada do vírus hospitalar e a Aids. Resta-nos apenas uma saída: saber que, se não somos Deuses, somos pelo menos um pouco Deles em cada um de nós...basta apenas adquirir um pouco da Sua infinita sabedoria para que tenhamos a certeza de que a Natureza dá o Mal, mas também dá o remédio para esse mal. Basta crer e pesquisar! Pois afinal de contas, as ervas pertencem aos Òrìsás e são um presente da natureza para o Homem.

Fonte: Dicionário Antológico da Cultura Afro-Brasileira de Eduardo Fonseca Junior

Nome Popular: Quebra-Pedra
Principais Substâncias: Alcalóides
Nome Cientifico: Phyllanthus acutifolius
Outros nomes: Phyllanthus niruri

Caracteristicas

Erva rasteira, de folhas pequenas verdes-azuladas, muito popular em todo Brasil. Cresce em solos duros. Seu nome se deve ao fato de ser usada nos casos de pedras nos rins. Possui ação analgésica e relaxante muscular.

Observação

abortiva e purgativa em dosagens acima das normais.

Utilidades

Excelente diurético e elimina cálculos renais. Ácido úrico, anúria, ascite, artrite, beriberi, colecistite, derrame (AVC), diabete, urétra.

Forma de Uso

Planta inteira com raiz.
Fonte: www.useplanta.com.br


Nome Yoruba: Ewe bàbá
Nome Popular: Bodo, falso boldo, tapete de oxalá...
Nome científico:Colus barbatus Benth.,
Orixa:Oxalá


Nenhum comentário:

Postar um comentário