sexta-feira, 16 de março de 2012

O Julgamento Divino

ÌDÁJÓ TI OLÓRUN - O JULGAMENTO DIVINO


Há um lugar definido, fora desta terra, para onde os falecidos vão. O nome utilizado para este lugar é Òrun que, num sentido geral, significa Céu, o lugar onde Olódùmarè, os Òrísàs e  os espíritos diversos habitam. A denominação de todos esses habitantes do Òrun é "araòrun", cuja principal diferença entre eles e os "araàiyé", habitantes da terra, é a de que aqueles não necessitam do "èmí", a respiração, para sobreviver, no dizer de J. E dos Santos  “o òrun é todo espaço abstrato paralelo ao àiyé; outros alegam que o òrun é muito longe,  sendo pôr isso que o recém – morto tem que adquirir energia, consumido a comida e a  bebida oferecidas durante as cerimônias fúnebres, antes da ida para a longa viagem. Para  uma conclusão lógica da localização do òrun, devemos nos fixar no seguinte: se Olódùmarè  é a origem desta alma que continua a viver depois da morte, ela forcosamente irá regressar  à sua origem. O òrun é dividido em outros tantos espaços para acomodar todos os tipos de  espíritos. São em número de nove, segundo as tradições, embora tenhamos conseguido relacionar apenas oito, com denominações diversas e condizentes com suas finalidades: "Òrun Rere", o bom lugar, para aqueles que foram bons durante a vida: "Òrun Àlàáfíà", o local  de paz e tranquilidade; "Òrun funfun", òrun do branco e da pureza; "Òrun Bàbá Eni", o òrun do  pai das pessoas; "Òrun Aféfé", o espaço da aragem, local de correção, onde os espíritos  permanecem e tudo é corrigido, e lá ficarão até serem reencarnados; "Òrun Ìsàlú ou Àsàlú",  local onde são realizados os julgamentos; "Òrun Àpàádi" o òrun dos “cacos”, do lixo celestial,  das coisas quebradas, impossíveis de reparar e de serem restituídas à vida terrestre através  da reencarnação; "Òrun Burúkú", o mau espaço, quente como pimenta e destinado às  pessoas más. Alguns dos òrun relacionados se equivalem pela finalidade que possuem, os mortos são encaminhados a um desses espaços após o fator decisivo do julgamento divino, pois, na realidade, o julgamento ocorre durante todo o tempo de vida da pessoa na terra.  As divindades contrárias ao mal acompanham as pessoas em sua vida diária e dão a sua punição; o juízo final fica a cargo de Olòdùmarè, decidindo quais são os bons e quais são os  maus, e os encaminham para os respectivos òrun. O julgamento é baseado nos atos praticados na terra e devidamente registrados no orí inú, que retorna para Olódùmarè. A maneira como é feito julgamento pode ser entendida através do seguinte provérbio:
"Todas as coisas que fazemos na terra
Damos conta, de joelhos no céu".
Somente quando se é absolvido pôr Olódùmarè é que se tem a oportunidade de reunir – se com seus ancestrais, podendo – se reencarnar e renascer dentro da mesma família. Se alguém porém é condenado vai para o Òrun Àpáàdi, onde irá sofrer com maus. Quando finalmente for libertado, não terá oportunidade de viver uma vida normal e será condenado  a errar, pôr lugares solitários, comendo alimentos intragáveis. Isto é lembrado em trechos de palavras de despedida a uma pessoa que morreu:
"Não coma centopéias
Não coma vermes
Coma as coisas boas que ele comem no céu
Coma com ele"

Fonte:Bibliografia - Livro: Òrun Áiyé
Autor: José Beniste
Editora Bertrand Brasil



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