sábado, 11 de dezembro de 2010

Divulgando - Agenda 50 anos de Ya Omindarewá

 
 
 
Queridos amigos!!!
 

É com muito prazer que o CENTRO CULTURAL AGUÉ MARÉ convida todos a participarem da festa dos 50 anos de Yemanjá de Gisele Omindarewá, que acontecerá no dia 18 de dezembro de 2010, na Praia de Itacuruçá/RJ, às 11:00 h., com a saída de um Saveiro para a entrega do PRESENTE DAS ÁGUAS.  
Iyalorixá de renome e muito considerada no meio dos candomblés carioca (iniciada por Joãozinho da Goméia em Angola) e baiano (onde completou suas obrigações em Ketu), a francesa, como é conhecida por todos, procurou conhecer o candomblé na sua origem africana, viajando frequentemente ao Benin para aprender o significado dos rituais dos orixás, o valor das plantas e os cantos em yorubá, o que muito contribuiu para a sua vida como Mãe de Santo do ILE ASÉ ATARÁ MAGBÁ, em Santa Cruz da Serra/Duque de Caxias-RJ.
Nascida  de pais franceses em 1923, em Tanger, no Marrocos. Veio para o Brasil em 1959, como esposa de um Conselheiro Cultural da Embaixada da França. Aqui, conheceu Abdias do Nascimento e, com ele foi para os subúrbios, subiu morros, atrás da alma do povo e, chegou à baixada Fluminense, local escolhido para se fixar no país. Acabou "bolando" no terreiro de Joãozinho da Goméia/Duque de Caxias e se iniciou no santo em dezembro de 1960. Com o falecimento de Joãozinho da Goméia em 1971, completou suas obrigações no ILÊ OPO AGANJU/Bahia, levada por Pierre Verger, seu grande amigo, que lhe apresentou a Balbino Daniel de Paula (Obarayi).
Fez grande contribuição para a história de nossa cultura e ancestralidade com os seguintes escritos:
  • LA MUSIQUE DANS LE CANDOMBLE IN LA MUSIQUE DANS LA VIE. Ocora: Paris, 1967.
  • LA FILLE DE SAINT IN JOURNAL DE LA SOCIÉTÉ DES AMERICANISTES. Paris, 1969.
  • LE ROLE DE LA FEMME DE COULEUR DANS LES RELIGIONS AFRO-BRESILIENNES IN LA FEMME DE COULEUR EM AMERIQUE LATINE. Dir. de Roger Bastide, 1974.
  • A FILHA DE SANTO IN CULTO AOS ORIXÁS. Dir. de Carlos Eugenio marcondes de Moura, Rio de Janeiro, 2004.
  • AWO, O MISTÉRIO DOS ORIXÁS. Pallas, 2007.
  • Michel Dion (sociólogo no CNRS. Paris) OMINDAREWÁ. Pallas, 1998.

É na realização de ações efetivas que elevem a convivência inter-religiosa, na busca de provocar o Estado a criar mecanismos e ações de defesa da multiplicidade religiosa, desenvolvendo junto às comunidades religiosas de matriz africana institucionalização, esclarecimento e defesa de seus direitos, enfrentamento à intolerância religiosa e apoio às atividades de cunho educacional, artístico e cultural nesses espaços que o CENTRO CULTURAL AGUÉ MARÊ organizou esse evento contando com apoio de diversos parceiros: Editora Pallas, Agen Afro, Bom Voo (escola de Parapentes), ICAPRA,  ORTC (Remanescentes de Tia Ciata),CEN (Coletivo de Entidades Negras), COBRA, Humpaime Zoonocum Mean.
Para a realização e implementação dessa atividade, o Centro Cultural Agué Marê gostaria de contar com seu reconhecimento e apoio, servindo de canal de divulgação para os diversos segmentos, em especial, do nosso público alvo.
Contamos com sua presença!!!
Na entrega do presente das águas, pedimos a todos vestir branco.
Sem mais até o presente momento,
Profª Valeria Teixeira
Presidente de Honra do Centro Cultural Agué Marê
Coordenadora do Mutirão de Legalização das Comunidades Tradicionais de Terreiros do Estado do Rio de Janeiro
Coordenadora de Religiosidade em Duque de Caxias pelo CEN (Coletivo de Entidades Negras)
Membro do Grupo de Enfrentamento a Intolerância Religiosa e Promoção de Direitos Humanos 
Membro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial do Estado do Rio de Janeiro
Maiores informações:
9327-0094
9879-8707
8385-7943

Nenhum comentário:

Postar um comentário