sábado, 4 de setembro de 2010

A condecoração do Candomblé!!

A força da nossa ancestralidade
  
Como já mencionei anteriormente, acho que 2010 está sendo um ano excelente para as religiões de matriz africana. A caminhada é longa, árdua, porém, com determinação  e garra estamos caminhando... devagar e sempre! E graças aos nossos Deuses, estou tendo a oportunidade de ser testemunha desses avanços. 
Ontem, mais uma vez, pude participar e apreciar mais um grande passo dessa longa empreitada, que pertence a todos os nossos ancestrais, que por séculos foram massacrados, humilhados, menosprezados, coagidos, inibidos, punidos, constrangidos,  ceifados em suas vidas, porém, com garra, determinação e fé, não se deixaram abater em seus ideais e crenças, e repassaram com destreza, essa firmeza, a todos seus descendentes.
E por falar em descendência... Vou falar da homenageada do dia, uma representante legítima dessa nossa identidade afro-descendente, Maria do Nascimento, conhecida com Mãe Meninazinha de Òsún... nossa Mãe Naná!

Mãe Meninazinha e Deputado Gilberto Palmares

Que foi agraciada, merecidamente pela Alerj, na figura do ilustre Deputado Gilberto Palmares, em Sessão Solene com a Medalha Tiradentes em 03 de setembro de 2010. 
 
Uma legítima filha de Òsún, que foi iniciada a 50 anos atrás por sua avó carnal, a Ìyá Davina de Omulu, onde também nesse ano, pudemos comemorar em julho, o  seu centenário de iniciação, com grandes eventos realizados dentro do Ile Asè Omulu Òsún em São Matheus, no munícipio de São João de Meriti. 
Uma Ìyálòrìsá que honrando a sua descendência, vem trabalhando ao longo desses anos de Sacerdócio, com humildade, integridade, fé, dedicação, comprometimento, responsabilidade social, garra, coragem...respeitando e se fazendo respeitar! Utilizando-se da coragem nata pulsante no sangue dos nossos ancestres. E que vem servindo, e bem servindo... diga-se de passagem, de exemplo vivo, para as novas gerações de Ìyálòrìsás e Bàbálòrísás (assim como eu). 

Início da Solenidade

Muito se tem a dizer à respeito de Mãe Meninazinha,  e talvez em nada eu acrescente, ainda mais diante de todas as bonitas palavras que ali foram mencionadas em sua homenagem, através da mesa composta pelo Deputado Gilberto Palmares, Ekedji Margarida (Ajoiyè do Ilè Asè Omulu Òsún,  Pai Luiz de Omulu, Adailton Moreira (Assessor da Superdir-SEASDH), representante de Ìyá Beata de Yemoja, Prof. Valeria representante do Dep. Carlos Santana e José Marmo (Coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileira e Saúde), pois além de ter sido a expressão da pura verdade, ecoou como grito na garganta de todos os seus admiradores. Portanto, o que eu gostaria de deixar aqui registrado, que por mérito de Mãe Meninazinha, pudemos testemunhar a  execução de nossos toques sagrados (Opanijè (Omulu) e Ijesá (Òsún) dentro da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), algo jamais imaginado anteriormente, e que ficará perpetuado em minha mente. Foi incrivelmente lindo, ver todo o Povo do Santo ali presente em um Plenário, saudando Pai Omulu e Mãe Òsún, em uma verdadeira comoção de fé, respeito e alegria! De verdade... tirou lágrimas dos olhos! 

Bàbá Luiz de Omulu, Adailton Moreira, Prof. Valéria e José Marmo


Mãe Meninazinha com toda a  sua doçura, humildade e sapiência em seu discurso de agradecimento disse: "Essa homenagem é de todos os nossos ancestrais... essa homenagem é da religião... do Candomblé de modo geral.  Essa medalha é de todos vocês".

Momento esperado... A Medalha Tiradentes sendo entregue por Mãe Nilce e Iyatemi Valeria


Ratificando as sábias palavras da minha mais velha: Junto com Mãe Meninazinha... O Candomblé foi também condecorado!

Demais fotos do evento:

Mãe Meninazinha e Ivanir dos Santos

Adailton Moreira e Prof. Valeria


Representantes Religiosos - Bàbá Paulo do Ògún, Ìyá Tania de Yemoja, Ìyá Helena de Dan, eu e Ìyá Conceição de Lissá


Clinton Paz, Nelson Tomegê Dantas e todo o plenário



Condecorados: Mãe Meninazinha e o Candomblé



Representatividade Religiosa

 
Òsún Oore Yeye O! 


Omiro waran waran waran Omiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário