sexta-feira, 27 de agosto de 2010

IV Mostra Cultural Heranças Africanas em Solo Brasileiro

No último dia 21/08/2010, prestigiei a IV Mostra Cultural - Heranças Africanas em Solo Brasileiro no Ilé Asè Ògún Àlákòró, organizado pelo anfitrião o Bàbálòrìsá Paulo ti Ògún, descendente do Asè Opo Afonjá. O evento em sua 4ª edição tem como proposta, a responsabilidade de proteger, valorizar e divulgar o patrimônio religioso, social e cultural das religiões de matrizes africanas. Valorizando assim, o legado deixado por nossos ancestrais.
Uma festa muito bonita, com organização impecável! Onde o anfitrião, que realiza alguns trabalhos de assistência social no seu Asè, faz questão de repassar a importância desse resgate religioso, ético e moral para adeptos e não adeptos das religiões de matrizes africanas.
O evento contou com uma vasta programação, contendo palestras de Mãe Meninazinha de Òsún (Ilé Omulu Oxum), Profº Carlos Alberto Medeiros (Cepir), Profª Tânia Amaro (Inst. Histórico de Duque de Caxias), apresentação da Liga de Capoeira de Duque de Caxias, Grupo AfroDance, Grupo Afro Ojuobá Axé, Grupo Batuque Tia Ciata e Grupo Ginga Pura.
Minhas congratulações sinceras ao Bàbálòrìsá Paulo ti Ògún e todo seu Egbè (Ilè Asè Ògún Àlákòró) pela alegria, organização e destreza, servindo assim, de exemplo e encorajamento à iniciativa futuras em outros Egbès. Asè Dàrá Pùpó! E até o próximo ano!

Algumas fotos do Evento:

Liga Municipal de Capoeira de Duque de Caxias


Mostra de paramentos feitos dentro do Asè

Exposição de paramentos confeccionados no Egbè


Exposição


Comidas típicas - Bàbá Paulo ti Ògún e Omo-Òrìsás


Grupo AfroDance


Evento


Comparecimento em massa

Grupo Batuque Tia Ciata


Animação Geral


Eu e o Bàbálòrìsá Paulo ti Ògún (O anfitrião)


Grupo Batuque Tia Ciata, Gracy (ORTC) e Bàbá Paulo


Grupo Ginga Pura

Nenhum comentário:

Postar um comentário