tag:blogger.com,1999:blog-14907227138508795062024-02-19T21:10:09.150-08:00Ìyálòrìsá Elaine ti Òsún"Sementes jogadas em terra fértil crescem, florescem. Já as que
caem na areia seca, apodrecem."Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.comBlogger142125tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-40279979624156285942013-01-03T13:55:00.000-08:002013-01-03T13:55:06.189-08:00
AMIGOS(AS), IMPORTANTE!
#COMPARTILHEM! #COLABOREM!!!
Pausa para reflexão:
A todos os filhos, amigos, familiares e clientes.
Infelizmente, como já era de se esperar... As fortes chuvas de verão chegaram causando muitas perdas e destruição. Algumas pessoas perderam tudo, ficando somente com a roupa do corpo. Sabemos que não podemos mudar o mundo, mas podemos ''juntos'' amenizar a dor e o Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-35371678794038370932012-09-19T04:22:00.000-07:002012-09-19T04:22:56.549-07:00Odun Òrísá
A data de hoje tem a máxima importância na minha vida. Há exatos 19 anos, fui escolhida por mãe Òsún para ser uma das suas representantes aqui no Áiyè. Provavelmente, não sua melhor representante... Mas, é inevitável dizer que tenho me empenhado em dar o meu melhor, embasada em uma fé que foi sendo construída ao longo desses anos como sua omo-òrìsá, onde sou agraciada e testemunha do seu Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-61291617796636349012012-03-21T09:25:00.000-07:002012-03-21T09:25:49.461-07:00Mais uma baixa de peso no nosso Candomblé!
Egbomi Cidália de Iroko
Ontem o mundo do Candomblé ficou mais triste. Durante a manhã faleceu, no Hospital Naval em Salvador, por complicações derivadas de um problema renal, a ebomi Cidália Soledade, 82 anos. Filha de Iroko, o orixá que habita a gameleira e domina os mistérios da vida e da morte, foi consagrada por Mãe Menininha dos Gantois. Ela deixa os filhos Elizabeth, Raimundo, Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-49448369943507921002012-03-19T18:27:00.001-07:002012-09-17T15:51:42.393-07:00Pedido de Doação
Nós do Ilè Asè Yeye Kàrè ati Deuiy - uma Instituição Religiosa, sem fins lucrativos, acreditamos que o Candomblé que é uma religião de confraternização, de valorização da família, tem a responsabilidade com o compromisso social, e por estarmos engajados na implantação de um projeto social que beneficia e ampara pessoas da “melhor idade” dentro dos cultos de religião de matriz Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-16356681911966926702012-03-18T16:56:00.001-07:002012-03-18T16:58:49.270-07:00A terapia das ervas
Diz o velho adágio popular que "Deus dá o mal e também dá o remédio para este mal". Nunca algo foi tão bem dito e definido como esse ditado. É costume nos rituais afro-brasileiros dizer-se que "sem as ervas, não existiria Òrìsá, e, sem Òrìsá não existiriam as ervas". O estranho encantamento que as folhas, as raízes e as ervas exercem dentro dos rituais do Candomblé é assunto fascinante e Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-68492075710887238822012-03-16T13:28:00.000-07:002012-03-16T13:28:58.196-07:00O Julgamento DivinoÌDÁJÓ TI OLÓRUN - O JULGAMENTO DIVINO
Há um lugar definido, fora desta terra, para onde os falecidos vão. O nome utilizado para este lugar é Òrun que, num sentido geral, significa Céu, o lugar onde Olódùmarè, os Òrísàs e os espíritos diversos habitam. A denominação de todos esses habitantes do Òrun é "araòrun", cuja principal diferença entre eles e os "araàiyé", habitantes da terra, Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-78307746415548395972012-03-16T13:11:00.000-07:002012-03-16T13:11:20.210-07:00Evento - I Encontro de Articulação e Mobilização dos Povos de TerreirosContamos com a presença de todo Povo de Santo!!!Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-9220455821235797132012-03-15T14:52:00.000-07:002012-03-15T14:52:18.766-07:00Os Deuses não dispensam o Obi
Ebora kì ìko èbè fún Obi. (As divindades nunca desconsideram uma súplica feita com Obi).
Significado de Obi
O Obi que é um fruto africano de uso imprescindível no Candomblé, sem ele nenhuma obrigação é feita.Para que a obrigação, ou outro rito prossiga com aceitação dos Òrísás é necessário uma resposta positiva a ser dada através do Obi.Ele deve ser jogado antes da obrigação para saber seÌyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-21626901663667091142012-02-15T07:20:00.000-08:002012-02-15T07:20:23.440-08:00A Cadeira no Candomblé
O trono ou a cadeira do pai ou da mãe-de-santo, que se confunde com a cadeira de seu orixá, é símbolo máximo de poder no Candomblé. Mais que isso, símbolo sagrado, diante do qual os filhos se prostram, em cumprimento e respeito. Um pai ou mãe-de-santo, quando é confirmado no cargo, isto é, entronizado, é sentado na cadeira, como os reis e rainhas.
A cadeira é o trono do terreiro, de onde Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-89621386192891544362012-02-15T06:52:00.001-08:002012-02-15T07:08:55.039-08:00Palestra Mensal no Jardim Botânico
Palestra inicial "O uso das Folhas nas religiões Afro-descendentes" do Seminário Olhares e Saberes Diversos. O ciclo de seminários ocorrerá sempre na última Quinta-feira de cada mês.
Local: Auditório da Coleção de Plantas medicinais - Rua Pacheco Leão, nº 915Inscrição: (21) 2294-6590Coordenação Yara Britto e Angela Porto Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro&Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-4256457270186016092012-01-19T08:00:00.000-08:002012-01-19T08:00:16.083-08:00Ser filho de Òrìsá
Imagens do Ilê Oxossi (parceiro do Facebook)
"Ser filho de Òrìsá é saber amar, perdoar, esquecendo a ofensa do irmão que magoou, é transformar a própria dor em sentimento de alegria, é procurar adquirir cultura, instruindo-se para poder instruir. É possuir mente e coração brilhantes para iluminar caminhos obscuros e pedregosos, é estar indiferente a elogios e imunes a Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-77291908401827003822012-01-19T07:11:00.000-08:002012-01-19T07:11:28.897-08:00Diplomação de TerreirosPor não ter tido tempo de postar anteriormente, queria deixar registrado aqui neste blogger, uma grande conquista do meu Ilè Asè, hoje devidamente legalizado.
A Coordenadoria do Mutirão de Legalização das Comunidades Tradicionais de Terreiros do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com Centro Cultural Agué Marê, realizou no último dia 21/11/2011, no Teatro Armando Melo em Duque de Caxias, a Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-88850540732561890342012-01-19T05:27:00.000-08:002012-01-19T05:27:39.253-08:00Ter mão próspera
Ter mão próspera é saber preparar seus omo-òrìsá para o culto de modo que os faça compreender a importância e a seriedade de sua religião — por inteiro.
Ter mão próspera é saber preparar seus omo-òrìsá para a vida de modo que sejam pessoas decentes.
Ter mão próspera é conseguir equilibrar a vida das pessoas de modo geral, sejam quem forem.
Ter mão próspera é saber conduzir o egbé como se Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-89799889045253408242012-01-17T13:52:00.000-08:002012-01-17T13:52:10.828-08:00Terreiros de portas abertas para a Cidadania
Mãe Meninazinha de Oxum (Anfitriã)
No dia 12 de Janeiro de 2012, foi realizado o Encontro Estadual Religiões Afro-Brasileiras e a Promoção da Saúde no Rio de Janeiro: Corpo, Sexualidades, Prevenção do HIV-AIDS e Direitos Humanos, no Ilê Omulu Oxum - Rio de Janeiro. Deu-se a continuidade às discussões sobre a epidemia de HIV-Aids, valorizando aspectos relacionados aos modelos de Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-40326628869392716432011-12-30T16:36:00.000-08:002011-12-30T16:36:53.314-08:00Agradecimento a Òsún pelo ano de 2011Mo Dùpé Ìyá Mi Òsún e Gbogbo Òrìsás!
Agradeço por exerceres presença tão marcante em minha vida neste ano de 2011. Quero agradecer por todas as minhas conquistas, pois sem as suas bênçãos, eu jamais poderia alcançá-las. Agradeço pela minha família, por meu filho, meus filhos de santo, meus amigos.Quero agradecer também por ter colocado algumas barreiras na minha vida. Adversidades que de algumaÌyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-12424571017121248092011-12-30T06:12:00.000-08:002011-12-30T06:12:32.274-08:00Òrìsás - quem conhece Ama! "Orixás são divindades...Fagulhas de um sagrado que mistura o entendimento humano, nossa capacidade de entendimento de tais seres, com a força emanada por eles que nos dão sustento.Principalmente nos piores momentos de nossas vidas.Orixás são vida...Uma chama tranquila de vida que nos desperta para uma outra consciência, em que não existe bem nem mau, mas um significado para todos os Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-56712030649917890942011-12-30T05:44:00.000-08:002011-12-30T05:44:24.692-08:00Reflexão
"Gostei de me testar,
De ter sido testada.
Surpreendeu-me, o resultado.
Quero ver até onde,
Até que ponto no horizonte,
Consigo tocar!
Nunca imaginei passar pelo que passei,
Chegar aonde cheguei,
Ainda mais dessa forma:
Cada vez mais positiva,
Segura sobre a corda...
Até esboçando um sorriso.
Portanto, agora, quero ir além,
Já que estou me sentindo muitíssima bem!
Aliviada de alguns complexos,Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-20048529060087357302011-11-08T06:25:00.000-08:002011-11-08T06:25:34.746-08:00Ìtán - OS GÊMEOS QUE FIZERAM A MORTE DANÇAR
"Na velha aldeia de Ifá tudo transcorria normalmente. Todos faziam seu trabalho, as lavouras davam seus bons frutos, os animais procriavam, crianças nasciam fortes e saudáveis. Mas um dia, a Morte resolveu concentrar ali sua colheita. Aí tudo começou a dar errado. As lavouras ficaram inférteis, as fontes e correntes de água secaram, o gado e tudo o que era bicho de criação definharam. Já Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-42045649594510947132011-10-28T09:49:00.000-07:002011-10-28T09:49:02.603-07:00O Elemento FogoO elemento fogo - na religião
A humanidade sempre nutriu um respeito profundo pelo fogo e o poder à ele atribuído. Esse respeito pelo fogo e a curiosidade em relação a ele provavelmente começaram quando os seres humanos adquiriram coragem suficiente para levar o fogo causado pelo relâmpago para seus acampamentos e usá-lo para se aquecer e cozinhar. Alguns arqueólogos colocam essa ocorrência Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-82734991150063744102011-10-28T09:47:00.000-07:002011-10-28T09:47:55.222-07:00O Asè nosso de cada dia!Axé (Asè)
A palavra Axé é de origem yorubá e é muito usada nas casas de Candomblé. Asè significa "força, poder", mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Asè!". Esse "Asè" ai dito equivaleria ao "Amém" do catolicismo (Que Deus permita).
Mas, o Asè ainda pode significar a própria casa de Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-17986016011802375972011-10-27T08:30:00.000-07:002011-11-01T03:30:50.201-07:00Quando o Òrìsá escolhe
Quando uma pessoa é escolhida pelo Òrìsá, ele traz uma marca que não passa desapercebida... é igual a um perfume bom que alguém passa e exala e que muitas vezes não se comenta. Mas, a curiosidade nos faz querer saber o nome da fragrância.
Assim somos nós... quando o Òrìsá nos marca com algo especial como o cargo de Zelador(a), muitos querem saber o segredo, e o porque de ter Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-80375761990824900702011-10-27T07:12:00.000-07:002011-10-27T07:12:00.919-07:00O ciclo espiritual
A essência espiritual do ser humano, ou seja, sua alma, compõem-se os três elementos principais. O primeiro é o eledá, ou iponri, que é o seu espírito, a energia do seu guia ancestral, ligado a sua cabeça, ao seu destino e à sua cadeia reencarnatória.
O segundo é o emi, a respiração que, além de morar nos pulmões e no tórax, serve-se das narinas com as duas aberturas do fole do ferreiro. A Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-72575713822492276022011-10-27T06:52:00.000-07:002011-10-27T06:52:03.934-07:00DEIXEM OS NOSSOS ATABAQUES "TOCAREM" EM PAZ!!!
DEIXEM OS NOSSOS ATABAQUES "TOCAREM" EM PAZ!!!Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-24321220859332097232011-10-27T06:44:00.000-07:002011-11-07T18:35:22.899-08:00"Sacrifício" ou "matanca cruel" de animais nos cultos do Candomblé?Mediante as últimas polêmicas geradas sobre a lei de sacrifício de animais em rituais religiosos, que tenta proibir assim, o direito à nossa fé, aos nossos costumes e a nossa tradição, deparei-me com esse texto bem objetivo e lúcido do amigo Ogan Marcos e resolvi postar. Agradeço a gentileza do amigo, que autorizou a sua postagem! Àwúrè!
"Sacrifício" ou "matança cruel" de animais nos Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1490722713850879506.post-1390602245010643942011-10-20T06:12:00.000-07:002011-11-01T03:50:26.535-07:00Okutá - O verdadeiro Òrìsá
O okutá é uma pedra sacralizada ao Òrìsá, sendo sua própria representação e sobre a qual são oferecidos os sacrifícios propiciatórios a ele endereçados.
O assentamento ou igbá do Òrìsá recém feito é depositado no quarto de seu correspondente na casa, simbolizando o reagrupamento do que um dia, por qualquer motivo, tenha sido dispersado.
No Brasil é costume manter-se o Ìyálòrìsá Elaine ti Òsúnhttp://www.blogger.com/profile/13381287476185499302noreply@blogger.com0